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Empreendedorismo
Gestão
Finanças
18 dez. 2023

Quais ferramentas e softwares podem auxiliar um pequeno negócio?

Diversas ferramentas e softwares foram desenvolvidos para auxiliar as empresas a se manterem competitivas no cenário empresarial, e ao mesmo tempo, auxiliar na automação de tarefas e na melhor tomada de decisão.

São recursos que permitem aumentar a eficiência operacional, aprimorar a colaboração da equipe, simplificar as tarefas diárias, ou, organizar as ações da empresa. Como há uma variedade de opções à disposição e a utilização pode ser bastante ampla, envolvendo diferentes áreas e processos, separamos alguns dos softwares e ferramentas mais utilizadas e reunimos neste artigo. Confira!

1. Sistema Integrado de Gestão Empresarial

ERP: é a sigla para Enterprise Resource Planning e significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. É uma ferramenta completa, que permite a integração das diversas áreas e processos de uma empresa. Através deste software, é possível ter uma visão unificada e em tempo real das operações de uma organização, ter controle financeiro, gestão de contabilidade, execução de ações de marketing, monitoramento de estoque, entre outros. Ele também permite a integração com outros sistemas.

2. Gestão de relacionamento com o cliente

CRM: a sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o nome diz, ele atua como um gerenciador da carteira de cliente e permite o registro e organização de todos os contatos que um consumidor tem com a empresa. Em pequenos negócios ele auxilia no gerenciamento de dados dos clientes, garantindo competitividade e a elaboração de estratégias mais inteligentes, além de automatizar a execução de relatórios com informações em tempo real, facilitando assim um planejamento preciso. Confira alguns dos mais utilizados no mercado:

Agendor: organiza o pipeline de vendas, acompanha as atividades dos vendedores e desvenda novas oportunidades de negócio em tempo real. Ele ajuda a identificar e segmentar os clientes e produtos, assim como o funil de vendas com etapas personalizadas.

Zendesk: um software de suporte ao cliente para otimizar a gestão de vendas e desenvolver um relacionamento de qualidade com os clientes. Ele organiza e automatiza processos, facilita a condução de leads dentro do funil, elimina tarefas repetitivas e oferece agilidade como ferramenta de vendas online.

Salesforce: foi a primeira solução na nuvem para gestão de vendas e tem foco na gestão de relacionamento para aproximar empresas e pessoas. É uma plataforma que oferece uma visão única e compartilhada de cada cliente e conta com a possibilidade de conectar as diversas equipes da empresa.

RD Station CRM: uma ferramenta de vendas para controlar o processo comercial, melhorar a gestão e performance do time. Através dele é possível criar e gerenciar funis de vendas, fazer ligações, mandar e-mails e mensagens de WhatsApp, registrar todo o trabalho dos vendedores, obter relatórios de performance e ter integração com outras ferramentas complementares.

Pipedrive: um software de gerenciamento de funil de vendas, que melhora as vendas da empresa através da organização dos fluxos de trabalho, dos registros de clientes, históricos de contatos e de compras, etapas do funil, entre outros.

Clique aqui e confira 10 ferramentas para otimização e gestão de vendas!

2. Softwares para gerenciamento e automação de marketing

RD Station Marketing: é um software de automação criado para atrair, nutrir e se relacionar com leads qualificados, gerando oportunidades comerciais. Ele pode ser integrado a outras ferramentas e permite gerenciar várias etapas do inbound marketing, como: atração de visitantes qualificados, captação de leads por meio de landing pages, construção de relacionamento com os prospects, análise do retorno sobre o investimento (ROI), entre outros.

Semrush: é uma é uma ferramenta de marketing de conteúdo que auxilia na elaboração de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), análise de mercado e monitoramento de redes sociais. Ela possibilita um estudo detalhado sobre pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização de anúncios do Google.

Ramper: é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar empresas na geração e engajamento de leads, conversão deles em vendas e aumento de receita através da integração de prospecção (outbound), marketing (inbound) e vendas B2B (CRM). O software automatiza todas as etapas do processo de prospecção.

HubSpot: é uma plataforma com diversos softwares, integrações e recursos necessários para conectar as áreas de marketing, vendas, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente.

Mailchimp: um software de automação de marketing que ajuda o gerenciamento e comunicação com os clientes e possibilita a criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google sem maiores complicações. Ele também é capaz de agendar o disparo de e-mails e monitorar as campanhas que apresentam melhor resultado.

Canva: uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criarem gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.

MLabs: plataforma de agendamento de posts nas redes sociais, de geração de relatórios de marketing e redes sociais e que permite a interação com seguidores.

Meta Business Suite e Gerenciador de Negócios: permite supervisionar todas as suas páginas (Facebook e Instagram), contas e ativos de negócios em um só lugar, de forma fácil e gratuita. Essas plataformas do Meta podem ser utilizadas para gerenciar as contas, monitorar a caixa de entrada, gerar relatórios e criar campanhas assertivas para redes como Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business.

3. Softwares para análise de dados

Microsoft Power BI: é uma plataforma para Business Intelligence (BI) empresarial e de autoatendimento, muito utilizado para criar relatórios de resultados de vendas, através da coleta e análise de dados reais. Ele traz insights importantes sobre KPIs (Key Performance Indicators) de vendas, mercado, oportunidades, equipe de vendas, entre outros.

Qlikview: ajuda empresas a analisarem e visualizarem dados de maneira eficiente e interativa. A abordagem é associativa e permite que os usuários descubram insights criando suas próprias análises guiadas avançadas, de forma livre e intuitiva.

Tableau: uma ferramenta de fácil operação, com foco em captação de dados, visualização e análise. Ele permite que o fluxo de dados seja dinâmico e tenha um grande detalhamento na análise e nas capturas de insights. A ferramenta funciona de maneira descomplicada, intuitiva e com interface simples.

Google Analytics: serviço do Google para a análise de dados de páginas da internet. Ele fornece estatísticas e ferramentas analíticas básicas para otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e fins de marketing.

Google Data Studio: ferramenta de inteligência de negócios, que transforma dados brutos em informações estratégias para as empresas. Oferece a criação de dashboards personalizados, relatórios e painéis informativos.

Microsoft Excel: ferramenta de planilha do pacote Office, que pode armazenar grandes quantidades de dados em pastas de trabalho.

Microsoft Access: comparado com Excel, o Access é a melhor opção quando é preciso acompanhar e registrar dados regularmente e, em seguida, exibir, exportar ou imprimir subconjuntos desses dados. Nesta ferramenta é possível criar tabelas de dados, estabelecer a conexão entre tabelas, efetuar consultas, gerar formulários e relatórios, entre outros.

4. Ferramentas para facilitar a organização

Trello: é uma ferramenta visual de fácil utilização, que possibilita o gerenciamento de qualquer tipo de projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas.

Google Planilhas: permite criar e formatar arquivos e documentos e colaborar com outras pessoas.

Google Calendar / Agenda: serviço online de agenda e calendário oferecido pelo Google, que aceita a inserção de lembretes, criação de eventos, reuniões e o compartilhamento da agenda com outras pessoas.

Google Drive: permite o armazenamento e o compartilhamento de documentos, planilhas e arquivos na nuvem.

Dropbox: tem a mesma lógica do Google Drive, onde se pode armazenar e/ou compartilhar arquivos e colaborar em projetos.

Asana: ferramenta para a criação de cronogramas de trabalho, calendários, metas, formulários, entre outros.

Evernote: software que permite a centralização de anotações sobre um projeto, tarefa ou qualquer outro assunto.

WeTransfer: serviço de transferência de arquivos online. A plataforma é muito fácil de ser utilizada e é ideal para o compartilhamento de arquivos grandes.

5. Ferramentas para gestão do tempo

Os aplicativos de gestão de tempo são ferramentas práticas e de fácil acesso, confira alguns dos disponíveis:

Studio: permite o gerenciamento das atividades da empresa e foi desenvolvido para acompanhar as etapas dos projetos em tempo real, sendo possível atualizar o status, anexar relatórios, coletar dados e calcular indicadores.

Timesheet: registra o número de horas dedicadas ao projeto. Ele ajuda a empresa a entender como o tempo está sendo, e a partir disso a otimizar a gestão do fluxo de trabalho.

Pomodoro: é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido que envolve dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos, chamados de "pomodoros", seguidos por uma pausa curta. Após quatro pomodoros, é recomendada uma pausa mais longa.

Toggl: é possível registrar o tempo gasto em cada tarefa do dia e fazer um planejamento de trabalho com mais assertividade.

Rescue Time: é um cronômetro que mostra quanto tempo você gasta em cada atividade, ajudando-o a organizar melhor sua rotina.

6. Ferramentas de Inteligência Artificial para os negócios

Não poderia ser deixado de lado os benefícios que a IA pode trazer às empresas. Ela pode auxiliar na automação dos processos, no aumento da produtividade, solução de problemas, inovação, eficiência, agilidade, redução de custos operacionais, suporte na avaliação de indicadores de desempenho, entre outros.

Uma das ferramentas mais utilizadas hoje, é o ChatGPT que já faz parte na rotina das empresas, sendo incorporado em sistemas e processos de trabalho para automatizar tarefas. O ChatGPT é uma ferramenta responsável por elaborar frases, textos, códigos de programação, responder perguntas sobre os mais diversos assuntos e atender a diversas outras funcionalidades. 

Além do ChatGPT, há como aplicar a Inteligência Artificial de diferentes outras formas em micro e pequenas empresas. Clique aqui para saber mais!

Essas são apenas algumas das opções de ferramentas e softwares que podem ser utilizados por pequenos negócios. Existem inúmeras outras, inclusive desenvolvidas para setores específicos, como de vendas e de recursos humanos.

Para encontrar a melhor opção de software ou ferramenta, é preciso estudar as opções disponíveis e saber qual a real necessidade da empresa. Caso tenha dúvida de qual plataforma escolher, indicamos nossos serviços de consultoria, onde um profissional especializado fará uma análise da sua empresa, identificará a real necessidade e se sua empresa precisa de alguma ferramenta para melhorar os resultados. Clique aqui para solicitar! Também oferecemos atendimento rápido e facilitado através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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