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11 dez. 2023

Guia para preparar sua empresa para o ano novo

Com a chegada do novo ano, surge a necessidade de as empresas analisarem o ano que passou, refletirem sobre suas conquistas e desafios. Ao fazer uma retrospectiva sobre as experiências vividas, incluindo erros e acertos, chega a hora de visualizar o que o futuro reserva para os negócios e definir metas e objetivos para conseguir alcançar o que se deseja. Para tanto, é necessário elaborar um roteiro inteligente, chamado de planejamento estratégico.

Nem todos os empreendedores sabem da importância de ter um planejamento, da mesma forma, que desconhecem que muitas empresas acabam fechando as portas por não possuí-lo. O ato de planejar não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para a sobrevivência e o crescimento sustentável de qualquer negócio. O cenário empresarial é dinâmico e desafiador, repleto de incertezas, mas também, de oportunidades. Por este motivo, quem se dedica a um planejamento bem elaborado, têm mais chances de prosperar.

É claro que não basta somente planejar. O sucesso nos negócios não é apenas resultado de esforços momentâneos, mas sim do comprometimento contínuo com o que foi definido no plano.

Continue lendo este artigo e confira um guia que preparamos para te ajudar a realizar o planejamento ideal para o ano que se aproxima.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o conjunto de procedimentos que uma empresa utiliza com objetivo de obter sucesso. Ele inclui o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões. É através do planejamento que você poderá analisar fatores internos e externos da sua empresa, estabelecendo objetivos e planos de ação para que os resultados sejam obtidos.

Entre os benefícios de adotar o planejamento estratégico estão: aumento da produtividade, otimização de tempo, recursos e processos, inteligência na tomada de decisões, aumento da carteira de clientes, competitividade, alcance de metas, visão a longo prazo, eficiência operacional, adaptabilidade a mudanças, alocação eficiente de recursos, entre outros.

Guia para preparar sua empresa para o novo ano

1. Faça uma reflexão sobre o ano que passou

Antes de iniciar o planejamento do ano que inicia, é necessário olhar para o ano que termina e avaliar as ações, desafios, erros e acertos. Suas metas foram alcançadas? Se a resposta for não, quais os motivos levaram a não realização dos objetivos? O desempenho financeiro foi satisfatório? Sua empresa conseguiu prospectar clientes e ampliar a carteira?

Tenha uma visão ampla ao ambiente interno da sua empresa e um olhar criterioso do ambiente externo. Faça uma análise da concorrência, das ações internas da empresa e defina qual é a posição atual do seu negócio no mercado.

Após analisar todas as situações, aí sim comece o planejamento do novo ano. Cuide para não repetir os mesmos erros e direcione sua empresa para os melhores resultados. Revise e ajuste seu orçamento para o próximo ano, considerando investimentos necessários, cortes de despesas e estratégias para melhorar a rentabilidade.

Para esta etapa, indicamos a realização da análise SWOT, que vai te auxiliar a descobrir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. Acesse agora um artigo de blog que fala mais sobre o assunto!

2. O que você deseja para sua empresa em 2024?

Agora que você já fez uma análise do ano que acaba de terminar, é necessário saber o que você deseja atingir neste ano novo. Pense em todas as realizações que deseja, em todas as melhorias, crescimento, setor comercial e anote tudo. Depois, ao definir as metas de fato, você conseguirá saber sobre as possibilidades de realizar ou não essas ações.

3. Estabeleça metas realistas e use ferramentas para facilitar o processo

As metas servem como um guia para ajudar a definir e alcançar seus objetivos. Elas podem fornecer uma direção clara, criar um senso de propósito a ser alcançado e ajudar a mensurar o progresso e o sucesso ao longo do tempo. As metas fazem parte do planejamento estratégico empresarial e são essenciais para traçar o novo ano. No entanto, é necessário definir metas claras e alcançáveis para o próximo ano. Clique aqui e conheça 10 ferramentas que podem auxiliar neste processo!

→ Antes de definir metas, identifique qual é a missão, a visão e os valores da sua empresa, por quais motivos ela foi criada, entre outros pontos que fazem parte do propósito do negócio. A partir disso, você pode iniciar o planejamento.

4. Avalie a equipe e invista em capacitação e valorização

Os colaboradores também são parte fundamental do crescimento de um negócio e do alcance de metas. É necessário além de analisar o desempenho da equipe, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e planejar antecipadamente as necessidades de contratação. A capacitação de gestores e colaboradores, também é muito importante para atingir os objetivos almejados. Inclua esse investimento no planejamento!

5. Conheça seu produto/serviço

Você precisa saber por que você vende tal produto ou oferece tal serviço, quais são os diferenciais e características. Tanto o gestor, quanto todos os colaboradores, precisam conhecer e ter domínio total sobre o que a empresa vende. É preciso passar propriedade para o cliente na hora da venda, e claro, ter argumentos claros e concisos que o façam se decidir por aquela solução, que mostrem o valor da compra. Lembre-se que são seus produtos/serviços que movem sua empresa, já que é através deles e claro, da melhor experiência, que os clientes procuram sua marca.

6. Conheça seu cliente

O cliente é e será sempre a base e o centro de um negócio lucrativo. É através dele que vendas são efetivadas e que o faturamento é gerado. Para tanto, é necessário conhecê-lo para então descobrir suas necessidades e atender às demandas e expectativas com eficiência. Clientes satisfeitos são a chave para o crescimento sustentável, mas, sem entender o consumidor, não há como oferecer soluções adequadas para os problemas, nem como personalizar a abordagem de vendas, muito menos, como saber o potencial de compra dele. Confira nossa trilha para te ajudar nesta etapa. 

7. Crie estratégias de marketing e vendas

Investir em estratégias de marketing e vendas é crucial para obter um melhor resultado comercial. Caso você já tenha adotado estratégias, indicamos que elas sejam revisadas e se necessário, aprimoradas, para se destacar no próximo ano. Invista em campanhas pagas para impulsionar as vendas, considerando as tendências de mercado e o comportamento do consumidor. Lembre-se em oferecer uma boa produção de conteúdo e de oferecer material relevante ao seu público-alvo.

Para vender mais e melhor, é preciso se comunicar corretamente com seu cliente. Clique aqui e acesse nosso curso que ensina a fazer essa comunicação de forma estratégica na sua empresa. Aproveite e confira nosso artigo do blog que traz as melhores práticas de marketing e vendas para micro e pequenas empresas.

Para se aprofundar mais na área de vendas, o convidamos a baixar nosso Kit de Vendas, com três materiais exclusivos para alavancar os resultados do seu time comercial!

8. Mensure o desempenho através de indicadores e dados reais

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que permitem analisar os resultados dos processos de forma direcionada. Eles ajudam a analisar a eficácia das ações tomadas e das estratégias implementadas. Através deles, é possível avaliar se as metas estão sendo atingidas, como está o desempenho do time comercial e dos demais setores, calcular o retorno sobre o investimento realizado (ROI), quais falhas ocorreram em cada etapa do projeto/planejamento, além é claro, de auxiliar na tomada de decisão através da análise de dados reais. Saiba mais clicando aqui!

9. Realize um planejamento orçamentário

Para finalizar o guia, mas não menos importante, está a realização de um planejamento orçamentário. Nenhuma empresa que vislumbre o crescimento constante vai atingir sucesso sem antes ter um bom planejamento orçamentário. É ele que vai proporcionar uma visão ampla da empresa, por contemplar todas as atividades e apresentar de forma objetiva as fontes de receitas, investimentos, custos e despesas. Caso a gestão não contenha esse planejamento, a empresa terá dificuldades em direcionar as finanças e consequentemente, não terá nenhuma base sólida para tomada de decisão. Clique aqui e baixe um e-book que fala mais sobre o assunto!

Essas são apenas algumas dicas que podem te auxiliar no preparo da empresa para o ano novo. Indicamos a realização de cursos e a leitura de outros artigos do nosso blog, para conseguir mais conhecimento na hora de realizar o planejamento anual da sua empresa.

O planejamento estratégico é o guia para alcançar os objetivos almejados, mas, requer bastante dedicação, estudo e tempo. Clique aqui e baixe o e-book que vai te auxiliar no desenvolvimento!

Caso necessite, dispomos de consultorias especializadas, além do atendimento facilitado através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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