Observatório
- Indústria
- 06 de dez. 19
Novo 'Minha Casa Minha Vida' prevê vouchers para compra, construção e reforma
O governo federal anuncia neste mês a reformulação do programa, que passa a ter como prioridade municípios com até 50 mil habitantes
O governo federal trabalha na reformulação do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Uma das principais novidades é que os beneficiários terão mais liberdade para definir como será o imóvel, pois haverá três tipos de vouchers: para comprar, para construir ou para reformar.
Ao contrário do que é hoje, quando os beneficiários recebem a casa pronta de alguma construtora, no novo modelo será entregue um voucher ao interessado para que ele defina tanto o engenheiro que pode fazer a casa dele, como a própria arquitetura do imóvel, como explicou o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
O ministro informou ainda que o valor do voucher vai depender dos preços praticados pelo mercado imobiliário no local que será construída a nova residência, mas o governo trabalha com um valor médio de 60 mil reais por beneficiário em três tipos de voucher: o de aquisição, para comprar o imóvel já pronto; e de construção, para começar a casa do zero; e o de reforma, para melhorar ou ampliar a casa já existente.