Observatório
- Indústria
- 08 de mai. 12
O Plano Brasil Maior e as novas medidas de incentivo à indústria moveleira
O governo federal tem demonstrado empenho em estabelecer diretrizes de atuação e criar algumas medidas para a redução de impostos
O governo federal tem demonstrado empenho em estabelecer diretrizes de atuação e criar algumas medidas para a redução de impostos, o incentivo à inovação tecnológica e à criação de empregos por meio do Plano Brasil Maior, no período entre 2011 e 2014.
Algumas diretrizes estratégicas estabelecidas pelo Conselho de Competitividade de Móveis, responsável por construir uma agenda conjunta de competitividade setorial orientará as estratégias públicas e privadas, como a identifi cação das novas tendências de consumo doméstico e internacional no setor; o fortalecimento das ações de promoção e internacionalização do setor e o incentivo à ampliação do setor moveleiro para outros elos da cadeia produtiva.
Sem dúvida, as medidas anunciadas pelo governo são importantes, apesar de muitos analistas avaliarem que não agirão sobre as causas estruturais dos problemas do setor chegando a julgá-las como protecionistas. A crise da indústria é de longa data e tem como causa defi ciências estruturais que não serão resolvidas somente com esse tipo de ações.
Entretanto o esforço para a implantação de soluções conjuntas é um começo para a prosperidade
dos negócios.
Confira na íntegra o relatório!