- Agronegócio
- 11 de mai. 11
A preservação das colmeias na entressafra
As perdas de colmeias na entressafra devem ser compreendidas pelo apicultor, para poder realizar os manejos básicos necessários a evitar a mortandade de colmeias a cada temporada
Para produzir mel na safra e alugar colmeias para os serviços de polinização dirigida, primeiramente é necessário garantir a manutenção correta das colmeias durante a entressafra, que é o período crítico da atividade produtiva.
A falta de flores - que oferecem alimentos (néctar e pólen) às abelhas - e temperaturas ambientais desfavoráveis à manutenção dos ninhos fazem com que esse período deva ser encarado pelo apicultor como uma das fases menos propícias ao desenvolvimento da atividade.
As perdas de colmeias na entressafra devem ser compreendidas pelo apicultor, para poder realizar os manejos básicos necessários a evitar a mortandade de colmeias a cada temporada.
É possível estabelecer um critério de, no máximo, 10% de perda a cada final de período crítico. Porém, perdas superiores a esse índice correspondem ao desvio do trabalho do apicultor para o repovoamento de colmeias perdidas por causas diversas, o que diminui sua atenção para o desenvolvimento de critérios técnicos para aumento da produtividade com utilização de novos processos.
Para ter mais informações sobre as causas de perdas de colmeias, e como preparar-se para diminuí-las, basta ler o relatório na íntegra.