Observatório
- Indústria
- 14 de mar. 13
Como reduzir a geração de resíduos sólidos nos negócios?
Antes de pensar em redução de resíduos é preciso que os empresários planejem a não geração, mas se for inevitável, parte-se para o segundo passo que será a redução e, posteriormente, a reciclagem e o reuso
Antes de pensar em redução de resíduos é preciso que os empresários planejem a não geração, mas se for inevitável, parte-se para o segundo passo que será a redução e, posteriormente, a reciclagem e o reuso. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina uma série de obrigações para os pequenos negócios relacionados ao gerenciamento de seus resíduos, mas é importante também ter a consciência de que cada um pode ir além das obrigações legais. Sisinno (et al., 2011) destaca que caso seja impossível a não geração de resíduos, deve-se seguir para a redução com o aproveitamento (reuso e reciclagem), tratamento e disposição final.
Tomada a decisão de redução de resíduos é preciso iniciar o planejamento e o primeiro passo é realizar um diagnóstico inicial das atividades que são desenvolvidas na empresa, mapeando em cada etapa quais são os resíduos gerados ou mesmo o que está sendo desperdiçado. Para facilitar essa etapa, algumas questões devem ser respondidas e todas as atividades precisam estar descritas em uma tabela ou planilha. Para o sucesso é importante que o empresário esteja atento, por exemplo, a novas tecnologias, ao aproveitamento mais eficaz da matéria-prima, automatização e mudanças no arranjo dos equipamentos e tubulações.
Empresários que estão partindo para ações nesse sentido estão saindo na frente, criando empresas mais competitivas e garantindo a fidelização de consumidores que estão exigentes para as ações de sustentabilidade. Ao ler este relatório o empresário terá informações detalhadas sobre os procedimentos a serem adotados e também conhecerão exemplos de empresas que já deram o primeiro passo e foram surpreendidas com os bons resultados.