Observatório
- Indústria
- 28 de mai. 13
NR-12: dispositivos de segurança para máquinas do setor moveleiro
Os empreendedores precisam conhecer a norma e não esperar que a empresa responsável pela máquina resolva a adequação do equipamento
Em 2010, a NR-12, norma regulamentadora que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos passou por uma atualização e foi publicada novamente. Ela define uma série de critérios que garante o uso correto de máquinas por parte da indústria. Um empresário do setor de móveis de madeira estava com dúvidas sobre como proceder para a adequação de seus equipamentos. É necessário conhecer cada ponto sobre as seguranças, pois os equipamentos são fundamentais para a atuação no setor de móveis.
Porém, esse relatório observa que ainda não há um manual oficial, baseado na nova NR 12, que traga os conceitos determinantes para os itens de segurança de máquinas e equipamentos na indústria. O certo é que mesmo sendo recente, uma Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT), organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está trabalhando para uma nova adequação da NR-12, e promete um novo texto da legislação até o fim do ano.
De qualquer modo, os empresários do setor precisam seguir o que ainda está em vigor e para isso podem contar com uma orientação que foi montada pelo Serviço Nacional da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) baseado não só na NR-12 mas, também, em outras normas de segurança. O material foi desenvolvido a partir de informações coletadas em estudo bibliográfico e avaliações de campo realizadas em indústrias moveleiras nas cidades paulistas de Itatiba, Mirassol e Votuporanga e traz as principais informações sobre as máquinas do setor moveleiro e quais são os itens necessários para se manter a segurança do material.
Confira ao longo do material as mudanças que já estão sendo debatidas pela CNTT e quais os itens que podem ser adotados desde já pelos empresários para garantir a segurança de seus colaboradores.