Observatório
- Indústria
- 26 de jul. 11
Termômetro do mercado produtivo: índices de confiança na indústria
O ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial e o ICI - Índice de Confiança da Indústria, elaborados mensalmente pela CNI e pela FGV
O ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial e o ICI - Índice de Confiança da Indústria, elaborados mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Fundação Getúlio Vargas, respectivamente, são dois importantes índices que medem o nível de confiança dos empresários industriais na economia do país e em seus negócios, tanto no momento atual como no futuro.
A partir dos dados, percebeu-se que o ICI tem apresentado quedas desde janeiro até junho deste ano. Em junho, foi atingido o menor nível desde outubro de 2009, o que aponta para a sensibilidade do setor industrial e a perda de confiança. O ICI é decomposto em dois outros indicadores: o ISA - Índice da Situação Atual e o IE - Índice de Expectativa. O que se constatou foi que o nível de confiança, em relação à situação atual, é o que tem diminuído; as expectativas futuras ainda são mais otimistas. Já os resultados do ICEI tem apresentado certa estabilidade. Entretanto, ao se analisar o setor calçadista, constata-se um resultado inferior à média nacional, o que pode indicar uma falta de confiança na situação atual e nas expectativas futuras do setor.
Estes resultados são atribuídos a fatores macro econômicos que o Brasil tem enfrentado, como o aumento da inflação, a contenção do consumo (redução de crédito) e a desvalorização do real. Como conseqüência, tem-se uma redução no nível de confiança da indústria. Alguns analistas econômicos já inferem sobre a faísca de uma possível desindustrialização.