- Agronegócio
- 06 de jul. 11
União de enxames
Os enxames fracos, além de pouco rentáveis, precisam de maior atenção, pois estão mais sujeitos ao ataque de inimigos naturais e comprometem a viabilidade econômica do apiário
O fortalecimento de colméias para o período de safra, assim como para que as colméias possam ultrapassar os períodos críticos, sobretudo o inverno, é técnica comum. Os enxames fracos, além de pouco rentáveis, precisam de maior atenção, pois estão mais sujeitos ao ataque de inimigos naturais e comprometem a viabilidade econômica do apiário.
Para executar esse trabalho, vários métodos podem ser utilizados, mas um em especial chama mais a atenção por ser muito rápido e eficiente. Esse método consiste em unir dois ou mais enxames fracos em um mesmo ninho através do método da introdução de materiais no novo ninho. Esse método de união é o mais simples, com maior eficiência e maior sucesso obtido. O fato das abelhas se basearem em feromônios (cheiros) para definirem seu território nos processos de união, causando brigas e perda do processo, é totalmente bloqueado pelo cheiro diferente das novas carcaças que irão compor a nova colméia, o que evita brigas entre os enxames unidos.
Para ter maiores informações sobre o tema, leia o relatório na íntegra.