Canvas da Empreendedora: uma ferramenta de gestão que integra desenvolvimento pessoal, negócio e rede de apoio
Definir propostas de valores, canais de comunicação, atividades-chaves, custos e público-alvo, por exemplo, são algumas das inúmeras demandas a serem elaboradas por alguém que está empreendendo. Além de estratégicas, essas decisões precisam ser assertivas para que o negócio decole e escale. O Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas, é a ferramenta visual de desenvolvimento estratégico adotada por empreendedores que buscam inovar o modelo do plano de negócio, de modo a facilitar o planejamento e tornar os processos decisórios sobre a empresa mais certeiros.
Essa metodologia cria uma espécie de mapa que considera todos os aspectos essenciais para a elaboração de um plano de negócio eficiente. Ou seja, a condição financeira atual, a infraestrutura, a oferta e os consumidores são avaliados conjuntamente em forma de um quadro com desenhos que representam situações e ideias relacionadas ao empreendimento.
Inspirado no Canvas e pensando nas necessidades do empreendedorismo feminino, o programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae Santa Catarina, desenvolveu o Canvas da Empreendedora que, após ser preenchido, permite que a empresária tenha mais autoconhecimento, sobre suas características empreendedoras, seu projeto ou negócio e sobre a sua rede de apoio. “A demanda para a criação de um canvas específico para empreendedoras partiu da observação de que os negócios comandados por mulheres, além de uma boa gestão, se beneficiam muito do fortalecimento das habilidades socioemocionais e do networking entre empreendedoras”, afirma Marina Barbieri, coordenadora do Sebrae Delas no estado.
Na ferramenta, são trabalhadas três questões essenciais para a mulher que empreende: EU, que analisa a percepção sobre si própria como empreendedora, bem como suas motivações e potências. MEU, que compreende as atividades e demandas a serem realizadas na empresa. NÓS, que avalia o impacto que o negócio ou projeto traz ao ecossistema à sua volta.
“O Canvas desenvolvido pelo Sebrae Delas proporciona uma linguagem acessível e inclusiva, com foco em compreender além de suas capacidades técnicas. É a única metodologia que contempla os anseios emocionais, potências e ambições pessoais da mulher empreendedora
e que inclui e possibilita a resolução de problemas do negócio. Ou seja, além de modelar e estruturar a atividade, é realizada uma autoanálise, destacando o que motiva pessoalmente e profissionalmente as mulheres”, explica Isabella Branco, analista técnica do Sebrae Delas.
Canvas tradicional X Canvas da Empreendedora
O Canvas Modelo de Negócio tradicional é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio. Auxilia a definir os principais detalhes da empresa ou negócio e é voltado exclusivamente para as áreas principais mais específicas de uma organização: clientes, oferta, viabilidade financeira e estrutura, canais, parceiros de negócios, receitas e recursos.
O Canvas desenvolvido pelo Sebrae Delas faz uma análise completa da vida da mulher empreendedora, baseada nos pilares do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios ‘Eu, Meu e Nós’. Essa expansão possibilita maior autoconhecimento (Eu) e direcionamento no crescimento através das redes (Nós), além da análise direcionada do negócio (Meu). Esta, bem similar ao tradicional Canvas.
Andrea Moschetti, facilitadora de consciência e terapeuta holística há mais de 10 anos e participante do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios em Santa Catarina, ganhou percepção da amplitude de seu negócio e de sua performance enquanto empreendedora após realizar o Canvas da Empreendedora.
“Eu já conhecia a ferramenta Canvas tradicional e a sua relevância, mas o que gostei no Canvas do Sebrae Delas foi o fato de ser algo direcionado às mulheres de forma integrativa, afinal, boa parte do que está desenvolvido neste mundo foi feito por e para homens, uma vez que eles já concentraram esse poder”, afirma a empreendedora.
Segundo Andrea, a ferramenta do Sebrae Delas a fez ter um olhar mais estratégico sobre o seu negócio, preservando e potencializando as particularidades e a essência do projeto.
“Eu consegui definir questões que me pareciam muito amplas, como por exemplo, os tipos de parcerias que eu gostaria de ter no meu negócio, os canais mais assertivos de contato com o público. Atualmente, depois da pandemia de Covid-19, meu trabalho passou a ser 100% on-line e o Canvas me ajudou a formatar o modelo de negócio que eu gostaria de implementar neste contexto”, completa ela.
Quando utilizar o Canvas da Empreendedora?
Mulheres empreendem por diferentes motivações: propósito, oportunidade, necessidade. Mas independentemente do que as impulsiona a se lançarem nessa jornada, um detalhe é unânime: quanto antes o Canvas da Empreendedora for utilizado, maiores são as chances de uma estruturação mais eficiente do negócio.
“O ideal é realizar o planejamento estratégico utilizando o Canvas no início da construção e durante a validação do negócio. Entretanto, a metodologia pode ser aplicada independentemente do estágio do projeto, da área ou ramo em que atua. Ou seja, é possível aplicar a ferramenta com o negócio já funcionando. Isso trará uma visão mais ampla e assertiva sobre o projeto”, destaca Isabella.
Entendendo o Canvas da Empreendedora
Conheça cada uma das etapas que compõem a metodologia elaborada pelo Sebrae Delas Mulher de Negócios, bem como algumas das perguntas a serem respondidas focadas nas empreendedoras, suas empresas e nos impactos ao redor. Entenda como uma simples estruturação feita através de perguntas-chave sobre seu produto ou serviço pode fazer uma grande diferença na arquitetura do negócio ou projeto.
EU
Nesta etapa do Canvas, a mulher direciona o olhar para si e para suas características empreendedoras, validando suas potências e ambições. Confira as perguntas-chave desse pilar:
1 – Eu-empreendedora: Quem é você? O que ama fazer? Como se sente realizada?
2 – Potências: O que eu sei fazer? Quais os meus talentos, motivações, características, competências, forças, oportunidades e vantagens competitivas?
3 – Impactos que eu deixo no mundo: Quais são as suas lutas? O que move você? Como posso impactar outras mulheres e o meio em que vivo?
4 – Ambições: Quais as suas ambições pessoais e profissionais? Como se imagina empreendedora? O que fará você saber que está chegando lá?
MEU
O pilar ‘Eu’ ajuda a dar um novo olhar para a etapa seguinte, o ‘Meu’. Essa etapa é parecida com o exercício desenvolvido no Canvas tradicional, mas a empreendedora parte para essa fase com a autoanálise já concluída e com mais embasamento sobre suas ambições e anseios.
5 – Qual problema você resolve: Qual necessidade do mercado você está ajudando a resolver com o seu negócio?
6 – Proposta de valor: Além do produto ou serviço, qual valor agregado você entregará ao seu cliente?
7 – Seu produto/serviço: Qual é o seu produto ou serviço? Como a solução chegará ao seu cliente?
8 – Segmento de cliente: Quem é a sua persona? Para quem será criado valor com o seu negócio?
9 – Relacionamento com o cliente: Como conquistar, manter ou expandir os seus clientes? Quais são os mais importantes?
10 – Canais: Por onde você abordará os seus clientes? Quais funcionam melhor? Quais têm maior custo-benefício?
11 – Parcerias principais: Quem são os seus principais parceiros e fornecedores?
12 – Atividades principais: Quais as principais atividades exigidas pela proposta de valor, canais de distribuição e fontes de receitas?
13 – Principais recursos: Quais as principais receitas exigidas pela proposta de valor, canais de distribuição e fontes de receitas?
14 – Estrutura de custos: Quais os custos fixos e variáveis demandados pelo seu negócio? Quais são os mais caros?
15 – Fontes de receita: Qual valor agregado o seu cliente está disposto a pagar? Quais as táticas de preço?
NÓS
No empreendedorismo feminino ter uma rede de negócios entre empreendedoras é importante para desenvolver novas parcerias e também para oferecer apoio e suporte entre mulheres, impulsionando resiliência e trazendo exemplos positivos de sucesso.
16 – Sua rede: Quem você conhece? Participa de algum movimento que incentiva e impulsiona mulheres? Quem da sua rede pode contribuir com o seu negócio e de que maneira?
17 – Sua comunidade: Com quem o seu negócio “conversa”? Para quem a sua empresa pode ser uma solução? Que pessoas compartilham os mesmos valores que você?
Quer saber mais sobre o Canvas da Empreendedora?
Nas trilhas de aprendizagem do Sebrae Delas, a ferramenta é utilizada para que cada participante possa desenvolver individualmente o seu negócio, as suas habilidades empreendedoras e ativar as suas redes de contatos.
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