Como saber o melhor lugar ( rua) para abrir o café?
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Ir para Meu EspaçoMontar uma cafeteria pode ser uma oportunidade promissora para quem deseja empreender no Brasil, um dos maiores consumidores e produtores de café do mundo. A bebida, além de ser parte fundamental da cultura brasileira, tem um mercado em constante expansão, movimentando milhões de reais todos os anos.
As cafeterias, que vão muito além de simples pontos de venda de café, se tornaram espaços de convivência e experiência gastronômica. Com uma demanda crescente por cafés especiais e ambientes atrativos, o mercado oferece ótimas possibilidades para quem deseja investir nesse segmento.
Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para te ajudar a montar uma cafeteria. Confira!
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), foram consumidas 21,7 milhões de sacas de café em 2023 no Brasil, um aumento de 1,64% em relação a 2022. Esse dado reforça o papel do café como um alimento de extrema importância para os brasileiros e para a indústria nacional.
E o mercado de cafeterias tem acompanhado esse crescimento no consumo de café, especialmente em regiões urbanas. Nos últimos anos, o segmento de cafés especiais tem ganhado força, refletindo uma tendência de consumidores mais exigentes e interessados em experiências diferentes com a bebida.
Também de acordo com dados da ABIC, o segmento de cafeterias especializadas cresceu cerca de 15% ao ano nos últimos cinco anos, evidenciando uma busca crescente por ambientes que ofereçam qualidade, variedade e uma experiência única. Essa procura por ambientes aconchegantes e opções gourmet torna o investimento em cafeterias uma oportunidade de negócio lucrativa.
Aproveitando as tendências para o setor, cafeterias estão investindo em novos processos e modelos de produção. A ideia é se aproximar do cliente e tornar o consumo de café fora de casa uma prática cada vez mais recorrente, cômoda e agradável.
Como mencionamos, os consumidores têm procurado cada vez mais por cafés de qualidade. Com isso, muitas cafeterias estão diversificando os menus, oferecendo uma ampla variedade de cafés, desde os tradicionais expressos e cappuccinos, até opções mais elaboradas, como cafés especiais, métodos de extração diferentes e bebidas sazonais.
Veja abaixo alguns exemplos de cafeterias brasileiras que inovaram e se destacaram no mercado. Elas podem servir de inspiração para você!
Café Cultura: os criadores do Café Cultura, uma rede de franquias de cafeterias premium que surgiu em Florianópolis e hoje tem unidades espalhadas em diferentes estados do Brasil, viu nesse aumento de demanda por cafés especiais uma oportunidade de expandir seus negócios. Uma das estratégias adotadas foi investir no café verde e na moagem por conta própria, em 2009. A iniciativa fez com que a cafeteria reduzisse seus custos e se tornasse pioneira em estabelecer uma relação direta com o produtor.
Cafeteria GrãoCheff: essa cafeteria de Recife investiu na própria torra para se diferenciar no mercado. Para isso, foi necessária muita pesquisa sobre cafés especiais, estudos de mercado, visitas aos produtores e cursos de capacitação para poder avaliar a torrefação do café, a logística das cafeterias etc. O dono do negócio, Marcelo Carrilho, contou com o auxílio do Sebrae na criação de um planejamento estratégico e um plano de negócios para abrir a cafeteria.
Assim como em qualquer outro tipo de empresa, um dos primeiros passos para abrir uma cafeteria é definir as questões legais e jurídicas. E é sobre isso que vamos falar primeiro. Veja abaixo quais são os pontos para se atentar ao abrir seu negócio.
Em primeiro lugar, é importante registrar a sua empresa de acordo com o segmento no qual ela se encaixa. No caso da cafeteria, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE),o enquadramento deve ser em “Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares”, código 5611-2/03, que compreende o serviço de alimentação para consumo no local, com venda ou não de bebidas, em estabelecimentos que não oferecem serviço completo, como:
lanchonetes, fast foods, pastelarias, casas de chá, casas de suco e similares;
sorveterias, com consumo no local, de fabricação própria ou não.
Além das obrigações legais relacionadas ao registro de uma empresa (na Junta Comercial, na Receita Federal, na Fazenda Estadual etc.), é preciso se atentar a algumas questões importantes ao abrir uma cafeteria. Listamos as principais abaixo.
Regularização sanitária: Dependendo da obrigatoriedade municipal, para uma cafeteria poder funcionar normalmente, é necessário ter a liberação da Vigilância Sanitária. Para isso, você deverá procurar a Vigilância Sanitária do seu município para obter informações sobre os procedimentos de regularização.
Autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad): ambientes de acesso ao público, sonorizado com música ao vivo ou por rádio, são obrigados a recolher os valores relativos a direitos autorais junto ao Ecad, de acordo com o § 4º da Lei nº 9.610/98.
Prática de tabagismo: o uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar é proibido em local público ou privado, totalmente ou parcialmente fechado, que seja de acesso ou uso público. Uma cafeteria pode comercializar esses itens, mas o uso proibido no local deve ser sinalizado, conforme Decreto Federal nº 8.262/14.
Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: a cafeteria deverá atender às normas gerais e aos critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, em edificações de uso coletivo. As informações para o cumprimento das normas podem ser verificadas junto à prefeitura do seu município.
Além dos pontos que mencionamos no item anterior, para abrir a sua cafeteria, dependendo da regra do município onde você vai se instalar, você poderá precisar de algumas licenças, como:
Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura da cidade;
Atestado de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros;
Alvará da Polícia, em alguns estados quando você vende bebidas alcoólicas é obrigatório obter uma licença junto a Polícia Civil, consulte antes de abrir sua empresa.
alguns municípios também exigem a Licença Ambiental, por isso verifique na Prefeitura da sua cidade.
Depois das questões legais, vamos às dicas para você colocar o seu negócio em prática. Veja abaixo 5 estratégias essenciais para montar uma cafeteria de sucesso.
Seu público precisa estar sempre no centro do negócio. Por isso, ao proporcionar uma boa experiência aos clientes, será mais fácil para ele entender a cultura da sua empresa, se tornar fiel e até mesmo indicar para outras pessoas.
Mas para que isso funcione, é preciso conhecer e analisar o perfil do cliente que você deseja atrair. Com dados sobre o seu público, será mais fácil dedicar esforços para atender seus clientes de forma personalizada e próxima.
Em primeiro lugar, procure uma localização propícia para a instalação desse tipo de negócio, como centros comerciais ou bairros que são reconhecidos por sua gastronomia. Lembre-se que o ambiente deve ser agradável, para manter o cliente no local por mais tempo.
Com o local escolhido, é hora de definir o projeto de decoração e de utilização do espaço físico, sempre considerando o perfil do público que vai frequentar a sua cafeteria. Separe espaços para acomodação das mesas e cadeiras, sofás ou poltronas, deixando sempre um ambiente de circulação comum.
Além disso, você vai precisar de banheiros para os clientes, uma cozinha com espaço suficiente para produção e circulação, estoque e escritório. Por fim, lembre-se de planejar um local para o caixa e o balcão de atendimento.
Para o funcionamento da sua cafeteria, você vai precisar montar um time de profissionais. Entre os mais importantes em um primeiro momento, estão os atendentes e garçons, o auxiliar de cozinha, o cozinheiro, o operador de caixa e o profissional de serviços gerais.
É natural que, no início, a sua equipe seja reduzida e até mesmo que você, empreendedor, acumule algumas funções. No entanto, com o decorrer do tempo e o crescimento do seu negócio, novas funções e cargos podem surgir dentro da empresa.
A lista de equipamentos para uma cafeteria é grande mas, no início, você pode alugar parte do maquinário. De acordo com o seu planejamento financeiro, avalie qual é a melhor opção entre adquirir equipamentos novos, seminovos ou alugar.
Entre os equipamentos e utensílios necessários para o bom funcionamento de uma cafeteria, estão:
cafeteira ou máquina de café;
computador;
coifa;
estufa de salgados;
filtro de água;
fogão industrial;
forno;
geladeiras e freezer;
liquidificadores;
mesas e cadeiras para clientes;
vitrine para doces;
copos e xícaras;
pratos;
talheres.
Lembrando que esses são apenas alguns dos itens que você deve pensar em adquirir. Avalie o que é prioridade para você ao abrir o negócio e troque ideia com outros empreendedores desse segmento para ter mais clareza sobre os itens mais importantes para começar uma cafeteria.
O plano de negócios é uma ferramenta que auxilia na consolidação de uma ideia de forma efetiva, criativa e inovadora. Esse documento descreve os objetivos de um negócio, além de servir como um orientador das ações que devem ser tomadas para alcançá-los. A criação de um plano de negócios garante mais segurança e chances de sucesso para qualquer empresa, inclusive uma cafeteria.
Aprenda com os erros e dificuldades: use os obstáculos para aprender mais e desenvolva resiliência para lidar com as adversidades.
Saiba lidar com a concorrência: a concorrência é um benefício para o negócio, pois mostra quais são os diferenciais da sua empresa e ajudam você a pensar em produtos e serviços cada vez melhores. Em outras palavras, a concorrência não deixará que você se acomode.
Cuide da gestão financeira e de estoque: a má gestão financeira pode levar seu negócio à falência. Por isso, acompanhe e se envolva em todos os processos, evite desperdícios e faça mais com menos.
Ofereça o melhor atendimento ao cliente: construir um relacionamento e fidelizar o cliente é o que vai garantir que o seu negócio sempre terá movimento. Para isso, ofereça treinamentos e capacitação para a sua equipe e tenha certeza de que o melhor atendimento está sendo oferecido ao público.
Invista em marketing: garantir a presença digital do seu negócio também se tornou imprescindível. A presença em redes sociais é uma alternativa barata para divulgar a sua cafeteria, criar um canal de comunicação com o seu público e conquistar novos clientes.
Conheça a sua área de atuação: acompanhar as tendências do mercado e o comportamento e as necessidades dos consumidores são os passos iniciais para quem quer empreender e montar uma cafeteria. Por isso, estude e conheça a fundo o negócio que quer iniciar para entender os processos de produção, logística, estoque, venda e consumo do produto.
Como você viu, montar uma cafeteria pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível, sim, ter sucesso nesse segmento. E para facilitar esse caminho, converse com especialistas do setor, faça cursos com profissionais da área e, claro, conte com a ajuda do Sebrae/SC;
Além dos materiais e cursos disponíveis no nosso portal, você pode contar com a nossa consultoria especializada para sua empresa começar com tudo no mercado.
Como saber o melhor lugar ( rua) para abrir o café?
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