Observatório
- Indústria
- 19 de ago. 13
Compras públicas sustentáveis, oportunidades para os pequenos negócios
As compras governamentais, tanto no meio rural quanto no urbano, apresentam um grande potencial de mercado para os pequenos negócios no Brasil
Somente em 2012, foram adquiridos pelo governo federal mais de R$ 72 bilhões em produtos. A forma como o governo está lidando com as compras públicas vem se modificando ao longo dos anos. Primeiro, dando prioridade aos pequenos negócios e, desde o ano passado, estabelecendo regras mais efetivas que tenham a sustentabilidade como premissa para produtos.
Não só no Brasil, mas diferentes países da Europa estão criando e valorizando as chamadas compras públicas sustentáveis, que levam em conta o custo-benefício ambiental associado aos critérios comuns das compras públicas, como o preço.
As compras no Brasil são feitas via licitação e, no caso das compras sustentáveis do governo federal, a maior parte por meio de pregão eletrônico. Pires (2013), que é citada ao longo desse relatório, afirma que os pequenos negócios com o foco em sustentabilidade cresceram em mais de 100% na participação das chamadas licitações sustentáveis.
As ações avaliadas partem de vários critérios, seja dar condições dignas aos colaboradores, promover ações de redução de consumo de energia e água, ou mesmo evitar a compra de itens desnecessários.
Confira ainda ao longo do relatório, sobre o surgimento e avanço das compras públicas sustentáveis e seu embasamento no desenvolvimento sustentável do país e de outras partes do mundo.