Observatório
- Indústria
- 12 de mar. 13
Design de Produto: a importância de investir e proteger as inovações geradas na indústria calçadista
A proposta é fazer com que as empresas calçadistas reflitam sobre os seus investimentos e iniciativas em design como valor estratégico
A indústria calçadista investe em um design diferenciado para se manter competitiva e lançar novidades no mercado. Cada empresa possui seu estilo, formas, padrões e utiliza dos materiais mais adequados para atender o seu público. Mas, um passo muito importante e que por vezes é esquecido pelas empresas é o de se assegurar que o design estará protegido contra cópias indevidas.
Uma forma de proteger um design diferenciado na indústria calçadista é por meio do desenho industrial, que é um registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A empresa que detém um desenho industrial de determinado produto, tem a garantia legal de ter a propriedade sobre ele e poderá se respaldar nessa garantia, caso ocorra ações de plágio do modelo criado.
Esse relatório mostra qual a importância do desenho industrial para os negócios e de que forma a preservação da propriedade intelectual pode trazer ganhos aos empreendimentos. Duas pesquisas nacionais realizadas com empresas calçadistas e apresentadas ao longo do documento mostram que o design é um elemento de diferenciação e que confere melhor qualidade aos produtos e à imagem da empresa. Portanto, o design é tratado como uma variável estratégica para as empresas podendo contribuir positivamente à competitividade e à inovação.
Nesse sentido, as empresas calçadistas podem trabalhar para além de investirem no design, investirem na sua proteção de forma a garantir que todo o esforço de inovação de um determinado produto esteja resguardado em casos de plágio.