Observatório
- Indústria
- 15 de out. 12
Estratégias de preços sob a ótica mercadológica
Antes de determinar o preço, a empresa deve estabelecer quais serão os seus objetivos: o que ela busca e em qual posição ela pretende se colocar
A visão mercadológica de preço compreende um entendimento de que ele deve ter como enfoque a percepção de valor. Em muitos casos, a precificação de produtos é entendida apenas como um elemento financeiro que considera os custos e o lucro da empresa para determinar o valor.
A proposta desse relatório é apresentar as possíveis estratégias de preço que possam ser aplicadas pelas empresas calçadistas, sejam elas fabricantes ou varejistas. Entendendo e compreendendo melhor as estratégias será possível repensar sua própria iniciativa interna de valoração dos produtos.
A estratégia de preço deve estar alinhada com as demais estratégias do mix de marketing do produto, que são: qualidade (diferencial e serviços agregados); praça (pontos de vendas, canais de distribuição); e promoção (comunicação direcionada e alinhada). Mas, principalmente, a estratégia deve ter uma orientação focada na geração de valor ao cliente, e não apenas, focada na produção ou no produto.
Sendo assim, o preço sempre deve ser visto pela ótica do cliente e não da empresa exclusivamente.
O primeiro passo, para se conhecer os clientes e identificar novas formas de valores, é trabalhar com pesquisas de mercado que garantirão um conhecimento prévio sobre a expectativa do cliente na hora da compra e o quanto ele espera pagar por aquele produto. Em muitos casos, as empresas usam apenas o preço da concorrência como base. Esse relatório considera que, somente esse modelo de análise dos concorrentes para determinar o preço, pode levar ao prejuízo, ou na melhor das hipóteses, a um lucro menor do que o estimado.
Nesse sentido, a ideia de preço deve ser pautada no valor percebido pelos clientes, na média dos concorrentes e na adequação dos custos da empresa.
Confira o relatório na integra!