- Serviços
- 12 de mai. 20
Locavorismo: fortalecendo cadeias locais no consumo de alimentos
A recente valorização do consumo local durante a crise do coronavírus tem levado ao fortalecimento dessa prática que já era aplicada aos alimentos.
O período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, instaurada em Santa Catarina e em outros estados do Brasil em meados de março, trouxe uma valorização dos pequenos negócios locais. Por meio de campanhas como "Compre do Pequeno" e "Compre do Local", difundidas nas redes sociais pelos comerciantes e também pelos próprios consumidores, o comércio local ganhou força para buscar atravessar a crise. O relatório Think With Google de abril, sobre tendências de consumo, também apontou essa nova preocupação nas redes sociais: segundo a publicação, houve crescimento na produção de conteúdos no YouTube com resposta a questionamentos do tipo "como vou ajudar mercados locais? Como vou comprar do pequeno? Como eu, pequeno empreendedor, consigo navegar durante essa crise?". E essa prática tem ajudado a fortalecer um tipo específico de comércio de alimentos: o locavorismo.
Conhecido também como local food ou, simplesmente, consumo local, essa é a prática de comprar alimentos apenas de produtores ou pequenos comércios da região, priorizando empreendimentos locais em detrimento de grandes redes varejistas. Essa escolha está relacionada, além da valorização do comércio local, à procura por uma relação de maior equilíbrio com o meio ambiente por meio da alimentação. Pelo locavorismo, os consumidores tentam driblar a perda de nutrientes, de frescor e o impacto ambiental gerados nas longas viagens que os alimentos percorrem para chegar às gôndolas dos supermercados.
Saiba mais sobre o tema nesta relatório de inteligência:
O que é Locavorismo
Quem são os adeptos
Modelo de Negócios
Estratégias para empreender