Observatório
- Indústria
- 21 de fev. 13
Oportunidades para os pequenos negócios com a Política Nacional de Resíduos Sólidos
As possibilidades de reaproveitamento de resíduos vão desde a produção de adubo e energia até a reciclagem e capacitação técnica
Enxergar as ações sustentáveis como oportunidades de negócio. Essa é a principal tendência para o tema sustentabilidade e um grande desafio para quem trabalha com pequenos negócios.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos traz obrigações que precisam ser atendidas pelas empresas. Muitas delas se anteciparam e estão desenvolvendo ações para ampliar os negócios, seja repensando a cadeia de fornecedores, seja desenvolvendo novas técnicas que são capazes de diminuir custos e aumentar a produção.
Um exemplo apresentando no relatório é da empresa Goóc, que fabrica sandálias e chinelos a partir da reciclagem de pneus. Mais de dois milhões de pneus passaram por um processo de regeneração da borracha, o que possibilitou a fabricação de 15 milhões de calçados. Os calçados fabricados com esse material já estão espalhados por dois mil pontos de venda no Brasil e a meta da empresa é comercializar 210 milhões de pares até 2014.
O reaproveitamento de materiais pode ser uma boa oportunidade para micro e pequenas empresas que precisam otimizar processos e custos nas matérias-primas. Pesquisa do Ipea, apresentada no relatório, aponta que R$ 8 bilhões são perdidos por ano em matérias-primas não reaproveitadas.
As oportunidades para MPEs existem, basta que os empresários conheçam mais sobre o que pode ser feito e tenham interesse em deixar seus negócios mais sustentáveis. Para quem ainda não é empreendedor, existe uma série de possibilidades como é o caso da empresa Ciclo Indústria e
Comércio, que identificou uma oportunidade de negócio na fabricação de telhas a partir de embalagens longa vida. Em menos de um ano de vida a empresa já paga todos seus custos de forma organizada e dá lucro. Outros exemplos e detalhes sobre a gestão de resíduos podem ser conferidos a seguir.
Confira o relatório na íntegra!