Observatório
- Indústria
- 10 de jan. 22
Conheça a M. Alexandre Martins Confecções
Um dia depois de deixar a carreira de caminhoneiro para trás, Max iniciou o negócio ao lado da esposa. Percebendo que as chamadas facções – empresas que produzem peças de vestuário para outras – existiam em grande número, ele imaginou o seu próprio negócio de confecções. Conheça essa história!
O sonho de ter um negócio próprio sempre esteve presente na cabeça de Max Alexandre Martins. Porém, a necessidade de entrar no mercado de trabalho cedo, aos 15 anos, abriu os caminhos para que ele exercesse uma atividade apenas como funcionário e ele teve de deixar para depois a ideia de abrir uma empresa.
Mais de uma década depois, após ter deixado a profissão de caminhoneiro – uma das funções desempenhadas ao longo desse tempo –, veio a ideia e a coragem: “Vai ser agora. Falei com a minha esposa, que também tinha planos para vencer na vida, peguei três máquinas de costura emprestadas da minha mãe e montamos uma oficina de costura numa garagem”, relembra. Isso foi em 2014, e hoje aquela oficina de costura virou a M. Alexandre Martins Confecções, uma empresa do ramo de peças de roupas femininas que atua para duas das principais redes de vestuário do Brasil.
Logo após a profissionalização da firma, eles foram atrás do Sebrae. “Essa parceria nos abriu os olhos para muita coisa. Desde questões operacionais, do dia a dia, até orientações relacionadas à melhor forma de produzir, para garantir o crescimento sustentável do nosso negócio. Uma das sugestões que recebemos foi o estabelecimento de metas diárias de produção, o que nos permitiu notar gargalos da linha de produção que estavam impactando no nosso faturamento. Hoje, nossas metas são por hora”, diz Max, destacando que essa mudança na métrica ajudou a mostrar o verdadeiro crescimento do volume produtivo.
Saiba mais sobre essa história agora!