Observatório
- Comércio
- 21 de set. 21
Análise sobre o endividamento do consumidor
Pesquisa realizada nas redes sociais busca compreender o que os consumidores falam sobre endividamento e entender seu comportamento ao realizar compras.
Em 2021, os brasileiros atingiram um recorde histórico de endividamento: em agosto, 72,9% dos consumidores possuíam alguma dívida – em torno de 11,89 milhões de famílias –, e a tendência é que esse número cresça ainda mais, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O endividamento dos consumidores é um importante aspecto para se ter em conta, afinal, é um ponto definidor para novos gastos, para a qualidade desse gasto (em relação a com que tipo de produtos ele pode gastar, preço, quantidade, período de tempo etc.), para a estratégia de atingimento desse consumidor e para o cálculo de risco/benefício que ele representa para o vendedor.
Pensando nisso, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou analisar as publicações que os usuários das redes sociais realizam a respeito do assunto. Confira algumas das nossas descobertas:
- Os usuários se dividem em quatro perfis: gastador, controlado, arrependido e sem dinheiro
- O setor de alimentos e bebidas foi o mais citado entre os usuários
- Nem sempre a inadimplência é uma questão de falta de condições para pagar
Os demais resultados, assim como os insights que são possíveis tirar a partir da análise, você confere neste material:
- Perfil de quem publica sobre o assunto
- Temas identificados nas publicações
- Comportamentos e tendências observados
Confira abaixo um resumo da pesquisa com os principais resultados. E não deixe de acessar a pesquisa completa clicando no botão "Baixar".