Observatório
- Indústria
- 11 de jan. 23
Moda autoral pelo olhar dos usuários de redes sociais
Descubra o que os usuários comentam nas redes sobre moda autoral e confira dicas para empreender nesse segmento.
O nicho conhecido como moda autoral vem ampliando cada vez mais sua participação no mercado, uma vez que ele se coloca lado a lado com os anseios dos consumidores que estão mais atentos a adquirir produtos em concordância com seus princípios éticos e valores pessoais e sociais. Esse tipo de confecção inclui aspectos de artesanato e slow fashion, mas foca na criatividade e em aspectos artísticos e de expressão do estilista.
O ecossistema de negócios de moda autoral está crescendo, com o investimento de micro e pequenos empreendedores que têm tido a oportunidade de criar seus ateliês. Santa Catarina, como reconhecido polo da moda, tem tradição e know-how para alavancar o desenvolvimento desse nicho e já conta com algumas iniciativas, como o projeto Moda Catarina, do Sebrae/SC, e o Santa Catarina Moda e Cultura, que propõe fomentar a moda autoral no estado.
Tendo em vista esse cenário, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou identificar o que os consumidores têm falado a respeito nas redes sociais. A pesquisa coletou e analisou publicações do Twitter, Instagram e YouTube para entender o comportamento do consumidor, descobrir suas reclamações e seus elogios e verificar o que ele busca na hora de comprar roupas e acessórios autorais.
Confira os principais resultados obtidos:
- Uma precificação inadequada pode levar a prejuízos financeiros e afastar o público-alvo;
- Apesar de o comércio digital estar em plena ascensão, quase 80% dos brasileiros ainda preferem comprar roupas em lojas físicas;
- Os consumidores não só querem se sentir compreendidos e se identificar com a marca, como também desejam viver experiências autênticas, associando-se a marcas fiéis.