Observatório
- Indústria
- 12 de jul. 11
Análise do desempenho do varejo: volume e receita de vendas
O IBGE publica, mensalmente, dados do desempenho varejista brasileiro
O IBGE publica, mensalmente, dados do desempenho varejista brasileiro. Um dos segmentos analisados é o de Tecidos, vestuário e calçados. No mês de abril de 2011 os principais resultados evidenciados foram que o comércio varejista do Brasil apresentou, em abril de 2011, com relação a abril de 2010, uma redução no volume de vendas no varejo de -0,2% e um pequeno aumento de 0,4% nas receitas nominais do varejo (ajustados sazonalmente).
Porém, no grupo Tecidos, vestuário e calçados a variação foi pior: -3,2% no volume de vendas e um aumento de 1,7% com relação a abril de 2010. No acumulado do ano, a variação também foi positiva - 7,3% nos últimos 12 meses. Estes dados apontam para uma boa recuperação do setor no comércio varejista. Porém, cabe analisar estas informações juntamente com o nível de inadimplência - que vem aumentado - e a restrição ao crédito.
Desta forma, estima-se que, para os próximos meses, estas variações sejam menores ou, ainda, negativas.
Com relação aos estados brasileiros, cabe destacar aqueles que têm apresentado um crescimento acima da média nacional, no grupo de Tecidos, vestuário e calçados, que são os seguintes: Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.