Observatório
- Indústria
- 03 de abr. 13
Como implementar uma coleta seletiva de resíduos
Existem grandes frentes para que o programa de coleta seletiva seja implementado na empresa e traga ganhos para os negócios. O importante é estabelecer o primeiro passo, ter a iniciativa de fazer o seu negócio mais sustentável
Este relatório mostra que implementar a coleta seletiva de resíduos nas empresas não é impossível, basta força de vontade e engajamento de todos os envolvidos. No Brasil, esse processo ainda é pouco difundido, seja entre a população como um todo, seja dentro das empresas. Entretanto, alguns bons exemplos que constam nesse documento comprovam que a iniciativa é possível e pode, até mesmo, gerar economia, como é o caso da empresa Conde Sanduíche. O pequeno negócio, localizado em Vitória (ES), consegue arrecadar R$ 600 com a venda de garrafas PET e latas de alumínio, o que corresponde aos custos com energia elétrica de uma das duas lojas da lanchonete.
Para dar início à coleta seletiva, o empresário precisa planejar e conhecer, o que pode ou não ser reciclado e para onde o resíduo será destinado; em seguida tem início o processo de implantação da coleta, que começa pela criação dos espaços para a destinação correta dos resíduos, assim como o treinamento da equipe; por fim, a manutenção da coleta, que deve ser constantemente lembrada por meio de atividades de sensibilização, transformando as ações em rotina nas empresas.
Confira mais detalhes sobre todo o processo de coleta seletiva de resíduos ao ler na íntegra este relatório.
Confira o relatório na íntegra!