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- 15 de fev. 18
Cuidados com a beleza e o bem-estar estão em alta
Conheça o cenário e as oportunidades do mercado
O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza em todo o mundo e fica atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. No entanto, previsões indicam que ele pode retomar a terceira posição em breve.
O setor apresentou nos últimos anos (2015 e 2016) um crescimento bem superior ao restante do PIB e registrou 9,8% de aumento médio, contra 3% do PIB total e 2,2% da indústria geral.
MERCADO DE TRABALHO
Os postos de trabalho no setor aumentaram 159,7%, com uma média anual de 8,3%. Tais resultados positivos foram impactados principalmente pela maior participação da mulher no mercado de trabalho e o decorrente aumento de poder aquisitivo, a ampliação de produtividade da indústria, o uso de tecnologias avançadas e o lançamento frequente de novos produtos.
A região Sudeste é a mais representativa no setor, sendo responsável por 61% do total de negócios. A região Sul fica em segundo, com 19% dos negócios.
FRANQUIAS SE DESTACAM
As franquias de bem-estar, saúde e beleza foram destaque em 2016. O setor nesse tipo de negócio cresceu 8,3% e apresentou faturamento total de R$ 151,24 bilhões.
A categoria que mais cresceu no setor, de acordo com o Sebrae, foi a de microempreendedores individuais (MEIs) – profissionais que faturam até R$ 60 mil por ano.
Entre 2010 e 2015, foram 482,4 mil novos empreendedores nesse segmento, um crescimento de 567%. Nas franquias, o crescimento foi de 649%.
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