Observatório
- Indústria
- 12 de mai. 11
FIMEC 2011- Inovações em materiais com foco na rastreabilidade e na ecoeficiência
No decorrer da FIMEC várias empresas da cadeia produtiva do setor coureiro e calçadista apresentaram inovações e lançamentos ao mercado
No decorrer da FIMEC várias empresas da cadeia produtiva do setor coureiro e calçadista apresentaram inovações e lançamentos ao mercado no que concerne a máquinas, equipamentos e materiais. Tais lançamentos poderão ser traduzidos em novas aplicações para as indústrias de calçados, e assim, as empresas poderão obter competitividade, seja pelo diferencial ou pelo ganho em escala.
O monitoramento constante dos lançamentos do mercado fornecedor favorece a competitividade, uma vez que as inovações são desenvolvidas em todos os níveis da cadeia produtiva, e os produtores de calçados podem obter diferenciais a partir da aplicação destas novidades. Assim, este relatório monitorou as novidades e inovações em materiais, para a indústria calçadista, que foram expostas na FIMEC 2011.
Pelo levantamento das informações dos lançamentos e inovações apresentadas no decorrer da FIMEC, no que se refere aos materiais, contata-se um forte direcionamento para produtos com apelo à sustentabilidade ambiental, seja pela utilização de materiais renováveis ou reciclados, ou pela ecoeficiência.
Este direcionamento reforça a tendência dos conceitos de sustentabilidade aos produtos e processos que as empresas calçadistas devem aplicar.
Em paralelo, também foi constatado um lançamento, pela Haco Etiquetas, do sistema de rastreabilidade, apontando para a tendência de rastrear os produtos (calçados) desde a produção até a comercialização dos mesmos. O conceito de rastreabilidade já é prática e exigência em outros setores industriais como o caso da indústria alimentícia, porém está se expandindo para setores que aplicam matérias-primas de origem animal ou vegetal, como o caso da indústria calçadista (o couro) e da indústria moveleira (a madeira).