Observatório
- Comércio
- 12 de jul. 11
Mapeamento dos mercados mais atrativos para comercialização de calçados
O mercado brasileiro tem sido atrativo para a atuação de empresas nacionais e internacionais devido às perspectivas otimistas de crescimento econômico do país para os próximos anos
O mercado brasileiro tem sido atrativo para a atuação de empresas nacionais e internacionais devido às perspectivas otimistas de crescimento econômico do país para os próximos anos. A tendência é de bons cenários para o consumo interno. Tal fato tem direcionado ações das empresas para a conquista e a manutenção do mercado nacional. Ao mesmo tempo, o setor calçadista tem conseguido amenizar os impactos da concorrência frente aos importados da China com medidas de proteção ao mercado interno e barreiras de entrada a novos concorrentes. Outro fator que impulsiona as ações voltadas para o mercado interno é a baixa do dólar, que tem desmotivado as exportações brasileiras. Nesse contexto - crescimento econômico nacional, mercado com relativa proteção aos produtos importados e dólar em baixa -, o mercado interno continua sendo o foco para a atuação comercial de empresas calçadistas. Sendo assim, é preciso analisar em que partes do Brasil estão os mercados mais atrativos, a fim de direcionar ações comerciais para essas regiões.
A identificação desses mercados se apoiará em dois aspectos:
? Potencial de consumo para 2010 por estados e municípios brasileiros; e
? Concentração do comércio varejista e atacadista de calçados e artigos de viagem por estados.
Esta análise resultará no mapeamento dos mercados mais atrativos para a comercialização de calçados. Ao final, serão indicadas algumas redes varejistas de calçados localizadas nas principais capitais do Brasil.