Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Comércio
    Relatório de Inteligência
  • Comércio
  • 01 de abr. 13

Moda praia - panorama catarinense

Empresas do segmento moda praia precisam trabalhar estratégias e fazer um esforço organizacional para buscar seu público-alvo

A pedido de um empresário catarinense do segmento de moda praia, este relatório pretende contribuir com informações para o planejamento estratégico desse negócio, assim como de outros que atuam nesse nicho. Dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) revelam que Santa Catarina é o segundo maior polo empregador têxtil e do vestuário do Brasil, o que demonstra a força do setor (FIESC, 2012b).

Tratando-se especificamente do segmento moda praia, estudo do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) verificou que em 2011 o Brasil produziu 282 milhões de peças, por meio de 1,3 mil empresas que empregam aproximadamente 57 mil pessoas. O documento focou de forma especial a região de Blumenau e identificou que 70% das empresas pesquisadas eram de pequeno porte (IEMI, 2012).

Já no quesito exportações, pesquisa de Brum et al., (2010) identificou que entre 2005 e 2009 a indústria de moda praia brasileira movimentou 14.118.608 peças de biquínis e maiôs, e US$ (FOB) 102,56 milhões. Dez países representaram mais de 73% do destino dessas exportações: Estados Unidos (36,3%), Portugal (11,8%), Itália (9,1%), Espanha (7,4%), Chile (5,7%), Argentina (3,1%), Alemanha (2,4%), Angola (2,1%), França (2,0%) e Países Baixos (1,8%). Brum et al., (2010), avaliou ainda que em 2009, 79,7% das exportações de moda praia brasileiras ficaram concentradas em três estados: São Paulo (33,9%), Rio de Janeiro (31,8%) e Santa Catarina (13,9%).

Este relatório também ressalta o aquecimento do mercado interno, o que permite às empresas o desenvolvimento de nichos específicos e a consequente implementação de estratégias com foco em seus consumidores. Para conseguir competir no mercado nacional ou internacional deve existir, por parte das empresas, um esforço organizacional com o intuito de focar regiões que não sofram tanta influência climática ou então estudar maneiras de exportar para enfrentar o longo período de baixa temporada deste segmento.

Confirma mais informações ao ler na íntegra este relatório.

Você precisa acessar sua conta para aproveitar as soluções do Sebrae! Cadastre-se ou acesse sua conta!


Gostou? Acesse agora o conteúdo completo!

Acessar Relatório de Inteligência!

Outros produtos relevantes

Solicite seu orçamento
JH Soluções.
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento
Agro em 2024: área de produção rural.
Solicite seu orçamento
Mulher de frente para computador e segurando um bloco de notas enquanto símbolos tecnológicos pairam no ar.
Solicite seu orçamento
Homem e mulher interagindo com inteligência artificial.
Solicite seu orçamento
Homem utilizando calculadora.
Solicite seu orçamento
Esfera branca feita com a técnica de impressão 3D.
Solicite seu orçamento
Pessoas conferindo em um computador sobre o evento de Inteligência Artificial na cibersegurança.
Solicite seu orçamento
Colaboradores da Sisgetep, empresa que auxilia na gestão de facções de vestuário, trabalhando em computadores.
Solicite seu orçamento
Trabalhador da Industria Metalmecânica em sua função de trabalho.
Solicite seu orçamento
Fachada de uma loja da Vida Marinha.
Solicite seu orçamento
Jovem empreendedora sorrindo enquanto trabalha em seu escritório.
Solicite seu orçamento
Mesa com vários itens esparramados, como: xícara de café, tablet, óculos, caneta, papéis com ideias e desenhos.
Solicite seu orçamento
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!