Observatório
- Indústria
- 30 de abr. 13
Novos materiais e suas aplicações na indústria moveleira
Investigar novos materiais deve ser uma prática fundamental para quem desenvolve e fabrica produtos industriais
A estratégia de relançar produtos, substituindo materiais e cores, é mais uma vez explorada por fabricantes de móveis no mundo todo. Descobrir matérias-primas e acabamentos mais competitivos ou sustentáveis tem sido um grande desafio para designers e fabricantes de móveis que vêm mudando o foco de sua atividade para o início da cadeia produtiva.
Na cadeia moveleira, as pesquisas para desenvolvimento de novos materiais estão quase sempre ligadas à indústria de painéis e acabamentos. Em outros setores industriais, porém, esse desenvolvimento parte de soluções científicas como o reaproveitamento de resíduos industriais e da nanotecnologia. Recentemente, vimos a incorporação dos nano componentes aos painéis de madeira reconstituída, nos tecidos coloridos sem tinturas e nos dispositivos emissores de luz. E embora os produtos já estejam disponíveis no mercado moveleiro, muitas outras novidades tecnológicas são desconhecidas por fabricantes e designers.
Esse relatório mostra como a apropriação das características particulares de cada material pode representar uma importante possibilidade de inovação e construção da identidade dos produtos e da empresa. E quais são as fontes ideais para a pesquisa de matérias-primas voltadas para a indústria de móveis.