- Agronegócio
- 05 de set. 11
Possíveis oportunidades do setor apícola para Copa do Mundo 2014, e para as Olimpíadas 2016 a serem realizadas no Brasil
O ano de 2014 ficará na história do Brasil, pois o país será o anfitrião da XX° edição da Copa do Mundo
O ano de 2014 ficará na história do Brasil, pois o país será o anfitrião da XX° edição da Copa do Mundo. Além da prática do futebol, que ocorrerá em doze importantes cidades, no período 2010/14 teremos um aumento expressivo no número de turistas. Estes estão diretamente relacionados às oportunidades de negócios em diversos setores de atividade econômica, podendo chegar a um total de até 2,98 milhões de visitantes no Brasil.
Estima-se que sejam gastos cerca de R$ 900.000.000,00 com alimentação e de R$ 800.000.000,00 em compras.
De acordo com a empresa da Ernest & Young, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram identificadas oportunidades para a cadeia produtiva da apicultura relacionada a produtos alimentícios associados ao turismo. Com o foco em sustentabilidade, são cada vez mais comuns discussões relacionadas ao fornecimento de alimentos de procedência orgânica em todos os segmentos ligados, direta ou indiretamente, à realização da Copa 2014.
Percebe-se a necessidade de conhecer as oportunidades que surgem em função do tema ?Copa da Sustentabilidade", promovendo a cadeia produtiva agrícola nacional, principalmente quando se trata de fornecedores de alimentos provenientes da agricultura familiar.
Algumas das oportunidades disponibilizadas para o setor da apicultura são: chamadas públicas para potenciais fornecedores, como o projeto Talentos do Brasil Rural; discussão sobre listagem de fornecedores na 8° feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agro Ecologia, na Bienal do Ibirapuera, em 2012; e o seminário ?Green Rio-Oportunidades e Desafios da Copa 2014".
Para conhecer estas oportunidades, é necessário ter agilidade na adequação dos produtos a serem ofertados, alinhando as estratégias ao tema sustentabilidade. O mel de procedência orgânica é considerado de grande valor, principalmente se embalado em quantidades corretas, tiver características desejadas pelo consumidor e se for rastreado aumentará ainda mais seu valor agregado.
Estas ações poderão ser utilizadas em 2016, nas Olimpíadas, com a experiência que acontecerá nos processos de comercialização dos produtos apícolas na Copa de 2014, principalmente através da promoção de adaptações pontuais.
Para ler mais informações sobre o tema, leia o relatório na íntegra.