- Agronegócio
- 12 de abr. 11
Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) como ferramenta de fomento à apicultura
Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é uma estratégia de negócios do Banco do Brasil (BB) que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões
Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é uma estratégia de negócios do Banco do Brasil (BB) que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos. Esses agentes apóiam as atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observando e respeitando à diversidade cultural.
No caso específico da apicultura, para integrar as atividades apoiadas pelo DRS, é necessário que a atividade tenha importância na região em questão, e o sistema produtivo esteja representado, preferencialmente, por uma associação de apicultores ou cooperativa, por exemplo.
É realizado um diagnóstico sobre a cadeia produtiva do mel na região, englobando os aspectos técnicos, econômicos, de infraestrutura, sociais, ambientais, e de mercado. Com um programa de DRS implantado, as associações, cooperativas e grupos de apicultores organizados têm um diferencial: eles podem organizar ações de ponta, como por exemplo, a construção de unidades de extração de mel, ou mesmo um entreposto, com recursos obtidos através de empréstimos, com juros diferenciados - se comparados aos praticados em nível de empréstimos normais para segmentos produtivos.
O programa de Desenvolvimento Regional Sustentável - Mel tem um papel social e de inclusão muito importante no apoio ao desenvolvimento da apicultura no estado de Santa Catarina e no Brasil. A partir das ações do programa, estão surgindo, cada vez mais oportunidades diferenciadas em relação aos vários setores da apicultura.
Para ler mais informações sobre Desenvolvimento Regional Sustentável - Mel, basta ler o relatório na íntegra.