Observatório
- Indústria
- 31 de mai. 11
Sua MPE é guerrilheira?
O marketing de guerrilha é uma ferramenta de comunicação
Você deve estar se perguntando: por que existe essa ?quase obsessão" pelo contato com o cliente final? A resposta é que - salvo no caso de fabricantes sob medida - a maioria dos fabricantes de móveis não têm contato com os usuários finais de seus produtos, estando condicionados ao relacionamento com os representantes e varejistas. Este fato faz com que seja difícil estabelecer uma relação direta e, inclusive, avaliar a satisfação.
Uma MPE é como um funcionário de uma empresa. Ele pode pensar ?se eu sou inteligente, boa pessoa e super profissional, por que os que estão no meu lado não me levam em consideração?". A verdade é que ele não está sendo percebido da maneira como deveria; por causa disso, ele precisa fazer algo diferente, chamar a atenção, para que, assim, a empresa o valorize.
Uma estratégia criada na década dos 80 para MPEs e que hoje ainda é muito explorada, inclusive pelas grandes marcas, é o marketing de guerrilha.
O marketing de guerrilha é uma ferramenta de comunicação que permite que as empresas deixem suas marcas gravadas não só na cabeça, mas também no coração dos consumidores. Somente depois de seu móvel deixar de ser um mais na loja de departamentos ou no varejo, seu serviço pós-venda poderá identificar seus reais consumidores finais e avaliar a verdadeira satisfação de seus clientes.