Observatório
- Indústria
- 25 de jan. 13
Tecnologia e inovação a serviço da diferenciação e da competitividade
As inovações tecnológicas são importantes aliadas dos empresários calçadistas brasileiros para ampliar a competitividade no mercado nacional e internacional
Nesse sentido, já existem alguns projetos relevantes e muito criativos que são citados nesse relatório. É o caso do Programa Patente Verde, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que busca vantagens no processo de solicitação de patentes para empresas que trazem novidades tecnológicas ligadas a algumas ações ecológicas listadas. Já o Sistema Moda Brasil busca a competitividade por meio de ações que incluem incentivos à inovação, tecnologia e novos desenvolvimentos para os setores que compõem a moda brasileira, incluindo o setor calçadista.
No Guia Prático de Apoio à Inovação, o empresário calçadista encontra a oferta e organização das informações relativas às estruturas que o governo oferece para incentivar inovação e tecnologia. Além disso, o relatório traz informações tecnológicas voltadas ao uso direto no produto calçadista, como o salto trocável para sapatos femininos, microcápsulas aplicadas nos materiais que constroem o calçado e tecnologias para evitar odores desagradáveis.
Esse documento também aponta opção aos tradicionais processos de curtimento do couro utilizando o titânio em substituição ao cromo como solução menos agressiva ao meio ambiente e ao consumidor final. Novas tecnologias aplicadas a processos industriais, o solvente universal recentemente desenvolvido, otimiza processos de análise e amostras. Confira a íntegra deste relatório.