- Agronegócio
- 10 de jun. 13
Acidentes com abelhas: compreensão para a prevenção
Conheça as principais causas que levam as abelhas atacarem, os efeitos das ferroadas, os primeiros socorros e os aspectos básicos de segurança no trabalho com abelhas
O número de acidentes com abelhas tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Dados apresentados nesse relatório mostram que no ano 2000 foram registrados 1.450 casos em todo o país e, em 2011, esse número passou para 9.447 casos.
Os cuidados com a segurança no manejo são fundamentais e devem orientar as práticas apícolas como um todo. Entre as recomendações para a prevenção de acidentes está a observação da distância mínima de segurança de residências, locais de circulação de pessoas e instalações com animais presos para a instalação dos apiários.
São muitos fatores que levam as abelhas a defenderem suas colmeias como vibrações ou cheiros fortes. Se as abelhas se sentirem ameaçadas as chances de ataques são certeiras tanto no campo, quanto nas cidades.
Confira nesse relatório quais são os fatores que levam as abelhas a se defenderem e quais as medidas devem ser tomadas para que se garanta uma segurança adequada no manejo e, também, nas cidades.